Menu

    Adelson Viana

    Adelson Viana, natural de Fortaleza, é acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Vindo de uma família de músicos, teve como primeiro instrumento o acordeom, e como mestre o seu pai José Viana. Passou um longo período tocando em bailes e, posteriormente, começou a trabalhar em estúdios de gravação, shows, jingles e trilhas sonoras.
    Como instrumentista, o músico atuou por um longo tempo de sua carreira ao lado do renomado cearense RAIMUNDO FAGNER (12 anos), se apresentando também em shows de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Ednardo, Lenine, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz, Waldonys, Manassés, dentre outros artistas.
    Em 2004 esteve na França (Brest 2004), onde participou de shows no Espaço Brasil, levando a música brasileira a um grande público presente. Em 2008, participou do VI PRÊMIO TIM DE MÚSICA homenageando o mestre DOMINGUINHOS onde tocou ao lado dos maiores sanfoneiros do Brasil.
    Em 2009 lançou pela BISCOITO FINO o álbum \"ACORDEOM BRASILEIRO\", no Rio de Janeiro, com shows na Modern Sound e Rio Scenarium, mostrando através da sanfona um rico repertório com composições de Jacob do Bandolim, Dominguinhos, Astor Piazzolla, Richard Galliano, João Lyra e Adelson Viana. Neste mesmo ano lançou o álbum \"Dobrado\" um duo com o extraordinário violonista Nonato Luiz, um encontro de talentos em um trabalho inédito e autoral, unindo o som das cordas do violão aos acordes da sanfona, em caminhos harmônicos e melódicos que vão do erudito ao popular.
    O álbum \"Da Cidade ao Sertão\", cantado tem um rico repertório de música nordestina, traz pela primeira vez a voz do sanfoneiro Adelson Viana, já reconhecido no palco pela maestria e promete mexer com os forrozeiros. O time de parcerias no CD também não poderia economizar em qualidade. De Xico Bizerra, na canção \"Riso de Canto a Canto\", a Maciel Melo, em \"Daquele Jeito\", passando pelo próprio Dominguinhos em \"Querer\" (participação especial) e \"A Saudade Mata\", composições de Ednardo, Felipe Cordeiro, o primo Paulo Viana e o pai José Viana.
    O mais recente álbum é o CD \"Música Popular Nordestina\" um passeio pela MPB Nordestina com participação especial de Fagner e composições de Maciel Melo, Xico Bizerra, Ozi dos Palmares, Nonato Luiz, Fausto Nilo, Jotta Amaral, Tarcísio Sardinha, Moacir Maia, Adelson Viana, Paulo Viana e José Viana.
    O show de ADELSON VIANA tem um caráter acústico e passeia pela sonoridade brasileira através do forró, xote, choro, baião e até mesmo do frevo, favorecendo a riqueza de timbres e de possibilidades da sanfona nordestina universal.

    Veja o site oficial