Menu

    Ellen Mendonça

    A compositora e intéprete Ellen Mendonça começou seu trabalho musical profissionalmente no ano de 1994, como backing vocal para artistas e bandas locais amazonenses.
    Atualmente, desenvolve um trabalho com proposta inovadora, que é mesclar estilos musicais, não se prendendo a um só. No mesmo show, podemos ir da música popular brasileira ao jazz, passando pelo blues, bossa nova e música regional, sem perder a qualidade e musicalidade. A proposta tem obtido resultados surpreendentes nos locais onde a intérprete tem se apresentado. É autora do Projeto “Quatro Cantos”, que conceitualmente agrega quatro cantoras em repertório variado.
    Atualmente, utiliza uma linguagem voltada para a pureza de timbres, ou seja, mais acústico, já que os músicos que a acompanham se utilizam de instrumentos como guitarra acústica, violão, contrabaixo acústico, violoncello, high drums, percussão regional, tornando seu trabalho refinado e de bom gosto.
    Através de alguns músicos que a acompanham, fez contato com entidades russas ligadas à área cultural, e recebeu um convite para realizar alguns shows nos meses de junho/julho de 2005, nas cidades de Minsk e Moscow, além de ter mostrado o trabalho na Alemanha (Frankfurt e Meinz) e para produtores poloneses e finlandeses. Os shows e propagandas, bem como entrevistas e notícias veiculadas em Minsk e Moscow, o que leva o mesmo a um nível de excelência, pois divulga o trabalho de uma artista brasileira, amazonense, e que está tendo um retorno considerável, com shows da artistas em vários cidades do leste europeu, como Frankfurt, Minsk, Moscow e Warsóvia.
    No Amazonas, a intérprete incorpora ao seu repertório do dia-a-dia, o estilo do jazz, cantando em todas as suas apresentações, além da bossa nova, jazz e blues, músicas de artistas atuais como Norah Jones, Lori Carson, a maranhense Vange Milliet, Cat Power, Bebel Gilberto, Cris Delanno, Joss Stone, Amy e Fiona Apple, dentre outras.
    Contando, até o ano de 2010, com 5 turnês pela Europa, levando a música brasileira e amazonense, Ellen Mendonça divulga esse trabalho realizado quase anonimamente, mas de forte expressão cultural no exterior.
    ELLEN é mezzo-soprano, tendo estudado teoria do canto e técnica vocal com o Maestro Aurélio Ludwig, além de ter participado da Oficina de Canto ministrada pela FUNARTE, através da Secretaria de Cultura do Estado, e mais recentemente, de oficinas de técnica vocal com Cris Delanno, de quem a artista é fã.
    Gravou dois CD's, o primeiro em 2006 pela West Records - em Moscow, e o segundo CD "Brasil XXI"(independente-2008), em Curitiba, com lançamento no Teatro Amazonas, em Manaus, e no Teatro do Paiol, em Curitiba. O primeiro com músicas brasileiras e latinas remixadas por um DJ russo, com músicas executadas diariamente no leste europeu, e o segundo CD com uma linguagem mais direcionada ao pop e samba rock, passeando pelo funk, com quase todas as faixas de composições autorais da artista e de seu primo, também músico e compositor, Zázu Morani, vocalista da banda Innexo!.
    Ellen co-produziu e interpretou o show NA OPINIÃO DE NARA, junto com Lívia Mendes e Roberto Menescal, no Teatro Amazonas, em junho de 2009.
    Em 2010, junto com um grupo de artistas amazonenses, iniciou a articulação para fundar a TIPITI - Cooperativa de Música do Amazonas, da qual é a presidente.
    Frequenta Feiras de Música, como a de Fortaleza e a Oficina de Música de Curitiba, anualmente, desde 2008.
    Tem shows semanais na cidade de Manaus, além de fazer shows em outras cidades brasileiras, como Curitiba, Fortaleza e Rio Branco.
    A próxima turnê na Europa tem previsão para o mês de setembro de 2012.
    Já fez pré shows para vários artistas de renome, como Angela Ro Rô, Caetano Veloso e Maria Rita.
    Articulou - pela Cooperativa de Música do Amazonas, em parceria com outras entidades, o Fórum Permanente da Música no Amazonas, fundado em 13 de Abril de 2011. Atualmente organiza, juntamente com parceiros, a primeira Feira de Música da Amazônia, que deve acontecer no segundo semestre de 2012, sendo a coordenadora geral do Projeto.
    Seu trabalho atual, contando já com 7 shows confirmados, é o projeto "Jazzmim", onde ela interpretará músicas autorais e regionais com arranjos jazzísticos, além de standarts do jazz, soul e R&B.

    Veja o site oficial