Menu

    Madonna

    Madonna (1958) é uma cantora, atriz e produtora musical. É considerada uma das maiores pop stars desde a década de 80 e uma das grandes responsáveis pela mudança de comportamento social no final do século XX. Algumas músicas ficaram bastante conhecidas:"Like a Virgin", "la Isla Bonita", "Vogue", "Hung up" e 4 Minutes" são alguns exemplos.

    Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie nasceu em Bay City, no estado de Michigan. Vinda de família italiana, foi à Nova York na intenção de ganhar a vida na cidade, nessa época, Já tinha sido convidada para estudar na Universidade de Michigan e possuía algumas noções de dança e piano.

    Em Nova York, chegou a trabalhar como garçonete e modelo. Foi backing vocal de Patrick Hernandez em Paris e participou do filme "A Certain Sacrifice", em 1979.

    Em 1982, finalmente lançou seu primeiro single, “Everybody” e o álbum" Madonna". Mas foi com o álbum “Like a Virgin” que fez mais sucesso, ocupando a lista dos mais vendidos. No clip “Material Girl”, onde a cantora imitava Marilyn Monroe, mostrou seu lado performático. No ano de 1986, chegou ao auge da carreira com o álbum “True Blue”, que continha canções que foram sucesso: “La Isla Bonita” e Live to Tell, só para citar algumas. Em 1987, fez grande turnê intitulada “Who's That Girl World Tour”.

    Em 1989, o álbum “Like a Prayer” causou-lhe problemas por conta do clip da música homônima, sendo proibido pelo Vaticano e censurado em países católicos. Apesar disso, é um dos melhores no conjunto de sua discografia.

    Em 1990, veio outra polêmica com o clip “Justify my Love”, onde mostrava cenas de sadomasoquismo. O vídeo Alcançou o número um na Billboard Hot 100. No mesmo ano, participou do filme “Dick Tracy” fazendo par com o ator Warren Beatty, com quem teve relacionamento amoroso.

    Em 1996, ganhou o globo de ouro atuando no filme “Evita”. Depois de alguns trabalhos sem expressão, lançou o “Ray of Light”, considerado um dos melhores de sua carreira e, segundo a Revista Rolling Stone, um dos 500 melhores de todos os tempos.

    Durante a década de 2000, destacou-se o álbum “Confessions on the Dance Floor”, de 2005. Foi considerado o melhor no estilo dance eletrônico daquele ano no Grammy. A canção “Hung up” foi hit em 47 países. Seguiu-se o “Hard Candy” (2009), com influências de Hip Hop, sem o sucesso do álbum anterior.

    Em 2012, foi lançado o álbum "MDNA", que terá turnê pelos principais países, inclusive o Brasil.

    Veja o site oficial